O 5G DE VERDADE ESTÁ CHEGANDO NO BRASIL

Finalmente o 5g de verdade está chegando ao Brasil. Vamos falar um pouquinho de como anda esse processo. Após o leilão das operadoras a tecnologia começará a ser implantada, existe uma expectativa de que esteja em todas as capitais do país até julho do ano que vem.

Será um processo que vai se mover relativamente rápido, mas já não tem 5g aqui no Brasil? As operadoras falam disso, tem comercial para todo lado! Então, tem e não tem, o 5g que nós temos hoje aqui no Brasil é aquele DSS que é o compartilhamento de espectro, ele agrega redes que já são usadas no 4G.

Por isso a experiência acaba sendo muito próxima do 4G. Tecnicamente é 5g porém não é aquela experiência prometida da próxima geração. Que inclui velocidades acima do gigabits que é 1000 megas por segundo, latência mais baixa e um alcance bem maior.

Então é por isso que estamos falando que agora o 5g de verdade está chegando, porque vai ser o SUB-6 e o mmWAVE. Duas tecnologias que trazem essa experiência e agora em novembro vai acontecer o leilão e a expectativa é que a Anatel libera as frequências para que as operadoras comecem a trabalhar nessa tecnologia.

A princípio tem frequência de 700 mega-hertz, 2.3 Giga hertz a mais interessante que vai ser mais usada para o serviço 5g que é 3.5 giga-hertz e também os 26 giga-hertz que é uma frequência bem mais alta pro mmWAVE.

Smartphone com 5g

Sempre que falamos sobre o 5g no Brasil as pessoas comentavam. Ah é quase a mesma coisa do 4G, não vai ser lançado agora só lá mais para frente. Então a gente sempre meio que passou por cima do recurso. Porém agora a situação começa a mudar, e é por isso que é interessante você já compra seu smartphones com tecnologia 5g.

A partir do ano que vem já tem o SUB-6 funcionando em algumas capitais e isso vai começar a se tornar comum. Por isso é legal já adquirir um produto que esteja pronto para receber a nova tecnologia e não precisar comprar um smartphone novo, você vai apenas atualizar o seu smartphone.

Muita gente esta bem curioso para ver como é que vai ficar o plano de celular das operadoras com velocidades gigabit. Velocidade que você pode torrar um plano inteiro do que a gente tem hoje no 4G em segundos. Se você tem um plano de 5gb por exemplo.

Veja Também: Comunidades para melhorar a organização de grupos no WhatsApp

Tecnologia avançada de velocidade

Mais uma etapa para chegada da rede 5g no Brasil foi completada. Terminou o prazo para as empresas interessadas em investir na tecnologia mandarem propostas para o leilão que irá acontecer na próxima semana.

Por isso a Anatel recebeu as propostas das companhias do setor de telecomunicações. Apenas as que estão interessadas nas frequências que vão ser negociadas no tão esperado leilão do 5g.

Segundo órgão regulador o maior embate vai ocorrer entre a Claro, Vivo e Tim. Que esperam operar nas chamadas frequências puras como a de 3,5 giga-hertz. Emulador ppsspp aqui

No entanto os fundos de investimento e também os pequenos provedores de internet não vão ficar de fora dessa disputa. Um deles já declarou a Anatel que pode captar 19 bilhões de reais para injetar na tecnologia 5g.

Ao longo da reestruturação a Oi passou a fornecer insumos para outras empresas, deixando evidente sua ausência. A expectativa era de que tele demonstrasse interesse pelas faixas de longo alcance, o que acabou não acontecendo. Gb Whatsa Via mega

Segundo as regras do edital as companhias interessadas deveriam entregar suas propostas até hoje para participarem do leilão previsto para acontecer na próxima quinta-feira. Whatsa Imune aqui